O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender os elementos e processos concernentes ao espaço natural e ao espaço construído, tendo por base os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, de forma a aplicar esse conhecimento na busca do desenvolvimento social e econômico sustentável. Deve ser capaz de transitar nas diferentes fronteiras do conhecimento geográfico, sendo capaz de qualificar o que é específico desse tipo de conhecimento. Deve assumir a preocupação ambiental como princípio ético de conhecimento e de ação profissional. Em uma perspectiva comum aos demais cursos de graduação, o curso de Geografia deve viabilizar a formação de cidadãos cônscios de suas responsabilidades e deveres sociais, cujo perfil compreenda atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade. O curso de Bacharelado em Geografia da UFV objetiva formar Geógrafos que deverão ser capacitados para atuar, com competência, como profissionais da ciência geográfica.
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 2280 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 420 | Padrão | 4,0 | |||
Créditos Livres (360h) | Máximo | 6,5 | ||||
Total | 2700 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | |||
Princípios e Fundamentos da Geografia | 4(2-2) | 60 | |||
Geografia Física e Concepções de Natureza | 6(2-4) | 90 | |||
Geografia da População | 4(4-0) | 60 | |||
Geografia e Representação do Espaço Geográfico | 4(2-2) | 60 | |||
Total | 22 | 330 | |||
Total Acumulado | 22 | 330 | |||
2º período | |||||
Climatologia Geográfica | 6(2-4) | 90 | |||
Teorias da Geografia | 4(4-0) | 60 | |||
Geografia Econômica | 4(2-2) | 60 | |||
Gênese do Solo | 4(2-2) | 60 | |||
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 40 | 600 | |||
3º período | |||||
Cartografia Geral | 4(4-0) | 60 | |||
Biogeografia e Transformação da Paisagem | 6(4-2) | 90 | |||
Geomorfologia Geral | 4(2-2) | 60 | SOL 215 ou SOL 220 | ||
Total | 14 | 210 | |||
Total Acumulado | 54 | 810 | |||
4º período | |||||
Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto | 4(2-2) | 60 | (EAM 330 e SOL 330) ou SOL 215 | ||
Geografia Urbana | 6(4-2) | 90 | |||
Formação do Território Brasileiro | 4(4-0) | 60 | |||
Geomorfologia Climática e Estrutural | 6(2-4) | 90 | SOL 330 | ||
Geografia do Espaço Rural | 6(4-2) | 90 | |||
Total | 26 | 390 | |||
Total Acumulado | 80 | 1200 | |||
5º período | |||||
Elementos de Estatística | 4(4-0) | 60 | |||
Naturezas e Sociedades | 4(2-2) | 60 | |||
Regionalização do Espaço Brasileiro | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 12 | 180 | |||
Total Acumulado | 92 | 1380 | |||
6º período | |||||
Geografia Política | 4(4-0) | 60 | |||
Geografia e Planejamento | 6(4-2) | 90 | |||
Geopolítica do Espaço Mundial | 4(2-2) | 60 | |||
Geoprocessamento | 4(2-2) | 60 | |||
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 110 | 1650 | |||
7º período | |||||
Análise Espacial por Geoprocessamento | 6(2-4) | 90 | |||
Projeto Orientado de Pesquisa | 12(4-8) | 180 | |||
Estágio Supervisionado I | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 134 | 2010 | |||
8º período | |||||
Trabalho de Conclusão de Curso | 12(0-12) | 180 | GEO 485 | ||
Estágio Supervisionado II | 6(0-6) | 90 | |||
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 152 | 2280 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Empreendedorismo | 5(3-2) | 75 | |||
Desenho Técnico | 3(0-3) | 45 | |||
Princípios Demográficos Aplicados ao Planejamento Urbano | 4(2-2) | 60 | ARQ 231 ou ARQ 232 ou GEO 130 | ||
Planejamento Urbano Regional | 4(2-2) | 60 | |||
Teoria e Processos do Planejamento Urbano | 5(2-3) | 75 | |||
Ecologia Básica | 3(3-0) | 45 | |||
Impactos Biológicos da Poluição Ambiental | 4(4-0) | 60 | |||
Vegetações Brasileiras | 4(1-3) | 60 | |||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | |||
Fundamentos de Ciências Sociais | 4(4-0) | 60 | |||
Teoria Política | 4(4-0) | 60 | |||
Transportes | 3(3-0) | 45 | (EST 103 ou EST 106) e (EAM 311* ou EAM 301) | ||
Gerenciamento de Resíduos Sólidos | 4(2-2) | 60 | CIV 336 ou CIV 332 ou CIV 343* ou ENF 388 ou ENQ 270 | ||
Saneamento Básico | 4(4-0) | 60 | 1200 TOT | ||
Transportes Urbanos | 2(2-0) | 30 | CIV 313 ou ARQ 432 | ||
Comunicação e Experiência | 4(2-2) | 60 | |||
Comunicação e Poder | 4(4-0) | 60 | |||
Cinema | 4(2-2) | 60 | |||
Instituições de Direito | 4(4-0) | 60 | |||
Legislação Ambiental I | 2(2-0) | 30 | DIR 130 ou DIR 138 | ||
Legislação Ambiental II | 2(2-0) | 30 | DIR 140 | ||
Introdução à Retórica | 2(2-0) | 30 | |||
Topografia Básica | 4(2-2) | 60 | ARQ 100 ou ARQ 102 ou ARQ 201 ou ARQ 204* ou ARQ 142 | ||
Sensoriamento Remoto I | 4(2-2) | 60 | EAM 330 | ||
Sistema de Informação Geográfica | 4(0-4) | 60 | 1600 OBR | ||
Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | |||
Economia Brasileira | 4(4-0) | 60 | ECO 270 ou ECO 260 | ||
Filosofia | 4(4-0) | 60 | |||
Filosofia da Ciência | 4(4-0) | 60 | |||
Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | |||
Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | |||
Infância e Adolescência no Brasil | 4(4-0) | 60 | |||
Economia e Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Educação e Pesquisa: contribuições do materialismohistórico | 4(4-0) | 60 | |||
Políticas para a Educação Superior | 4(4-0) | 60 | |||
Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | |||
Relações raciais no Brasil contemporâneo e educação | 4(4-0) | 60 | |||
EJA e Diversidade | 4(3-1) | 60 | |||
Educação e Interpretação Ambiental | 4(2-2) | 60 | |||
Manejo de Bacias Hidrográficas | 4(2-2) | 60 | ENG 210 ou GEO 120 ou ENG 213 ou ENG 321 | ||
Gestão Ambiental | 4(3-1) | 60 | |||
Recuperação de Áreas Degradadas | 4(2-2) | 60 | SOL 215 ou (BIO 131 e SOL 380) ou BIO 336 ou SOL 491 ou SOL 375 | ||
Avaliação de Impactos Ambientais | 3(2-1) | 45 | |||
Economia Ambiental | 4(4-0) | 60 | 1500 TOT | ||
Recursos Naturais e Manejo de Ecossistemas | 4(2-2) | 60 | ENG 210 ou GEO 120 ou ENG 212 ou ENG 213 ou ENG 321 | ||
Unidades de Conservação | 4(2-2) | 60 | |||
Economia Rural | 4(4-0) | 60 | |||
Sociologia do Trabalho | 4(4-0) | 60 | |||
Relações Internacionais | 4(4-0) | 60 | |||
Desenvolvimento Socioeconômico | 4(4-0) | 60 | |||
Sociologia Rural | 4(4-0) | 60 | 1800 TOT | ||
Extensão Rural | 4(2-2) | 60 | 1300 OBR | ||
Teoria da Região | 4(4-0) | 60 | |||
Introdução à Geografia Escolar | 4(2-2) | 60 | GEO 102 e GEO 206 | ||
Trabalho de Campo I | 12(3-9) | 180 | |||
Trabalho de Campo II | 12(3-9) | 180 | GEO 310 | ||
Geografia e Clima Urbano | 4(2-2) | 60 | GEO 120 | ||
Espaço Geográfico do Turismo | 4(2-2) | 60 | |||
Ecologia Política e Produção do Espaço | 4(4-0) | 60 | |||
Tópicos Especiais em Ensino de Geografia | 4(2-2) | 60 | |||
Tópicos de Pesquisa em Laboratório | 4(0-4) | 60 | |||
Domínios Morfoclimáticos do Espaço Brasileiro | 4(2-2) | 60 | |||
Geografia Cultural | 4(4-0) | 60 | |||
Geografia da reestruturação produtiva no Brasil | 5(5-0) | 75 | GEO 233 | ||
Relações Campo e Cidade | 4(2-2) | 60 | |||
Geografia da América Latina | 4(4-0) | 60 | |||
Movimentos Sociais e Territorialidades | 4(3-1) | 60 | |||
Geografias Africanas | 4(4-0) | 60 | |||
Atividades de Extensão | 4(0-4) | 60 | |||
Formação do Mundo Contemporâneo | 4(4-0) | 60 | |||
História do Brasil I | 4(4-0) | 60 | |||
História do Brasil II | 4(4-0) | 60 | |||
Formação Histórica do Brasil | 4(4-0) | 60 | |||
Temas em História de Minas Gerais | 4(4-0) | 60 | |||
História do Brasil III | 4(4-0) | 60 | |||
História do Brasil IV | 4(4-0) | 60 | |||
Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | |||
Inglês I | 4(4-0) | 60 | |||
Inglês II | 4(4-0) | 60 | LET 215 | ||
Língua Brasileira de Sinais (Libras) | 3(1-2) | 45 | |||
Projetos emancipatórios para extensão universitária na Economia Solidária | 4(3-2) | 60 | 1800 TOT | ||
Projeto TICs na prática docente | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Projeto de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Encontro de Saberes e Práticas Educativas | 4(4-0) | 60 | |||
Histórias da ESAV à UFV | 0(0-0) | 60 | |||
Constituição, Propriedades e Classificação de Solos | 5(3-2) | 75 | SOL 215 ou SOL 220 | ||
Atividade Agrícola e Meio Ambiente | 4(2-2) | 60 | SOL 215 ou SOL 220 | ||
Fertilidade do Solo | 4(4-0) | 60 | SOL 215 ou SOL 250 |