A formação do Economista Doméstico envolve conhecimentos de diferentes áreas visando uma atuação multidisciplinar, humanista, técnico-científica e ética-política, voltada para uma ação intervencionista no cotidiano de indivíduos, famílias, grupos sociais, movimentos sociais organizados, organizações governamentais e não-governamentais, nos setores públicos, privado, rural e urbano. O Economista Doméstico pode ainda prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação. As atividades que competem ao Bacharel em Economia Doméstica estão previstas na Lei nº 7.387, de 20/10/85 regulamentada pelo Decreto nº 92.524, de 7/4/86. Já as atividades como responsável técnico estão previstas na Resolução nº. 18, de 21.12.2004, do CFED.
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
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Disciplinas obrigatórias | 2040 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 420 | Padrão | 4,0 | |||
Créditos Livres (120h) | Máximo | 7,5 | ||||
Total | 2460 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
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Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Citologia e Histologia | 2(2-0) | 30 | BIO 121* | ||
Práticas de Citologia e Histologia | 2(0-2) | 30 | BIO 120* | ||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | |||
Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | |||
Filosofia | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 16 | 240 | |||
2º período | |||||
Elementos de Fisiologia Humana | 3(3-0) | 45 | BIO 120 | ||
Representação Gráfica e Estudo da Composição | 4(0-4) | 60 | |||
Economia Familiar | 4(2-2) | 60 | ECO 270 | ||
Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas | 4(4-0) | 60 | EDU 123 ou LET 104 | ||
Fundamentos de Química Orgânica | 3(3-0) | 45 | |||
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 34 | 510 | |||
3º período | |||||
Bioquímica Fundamental | 4(4-0) | 60 | QUI 132 ou QUI 138 | ||
Laboratório de Bioquímica I | 2(0-2) | 30 | BQI 100* ou BQI 103* ou BQI 200* | ||
Administração de Recursos na Família | 4(2-2) | 60 | ECD 312 | ||
O Vestuário no Contexto Socioeconômico e Cultural | 2(2-0) | 30 | |||
Desenvolvimento Socioeconômico | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 50 | 750 | |||
4º período | |||||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | |||
Elementos de Estatística | 4(4-0) | 60 | |||
Microbiologia Geral | 4(2-2) | 60 | ((BIO 111 e BIO 112) ou BIO 120) e (BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 211) | ||
Composição de Alimentos | 4(4-0) | 60 | BQI 100 ou BQI 103 | ||
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 66 | 990 | |||
5º período | |||||
Análise das Atividades Cotidianas da Família | 4(4-0) | 60 | CIS 234 ou SES 115 ou ECD 312 | ||
Habitação e Cidade | 4(2-2) | 60 | ECD 351 | ||
Nutrição Básica | 4(4-0) | 60 | BQI 100 ou BQI 103 | ||
Nutrição da Família | 4(2-2) | 60 | NUT 320* | ||
Técnica Dietética I | 4(2-2) | 60 | NUT 325 | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 86 | 1290 | |||
6º período | |||||
Agricultura Familiar | 4(4-0) | 60 | 750 OBR | ||
Orientação Profissional e Ética | 2(2-0) | 30 | 1300 OBR | ||
Extensão Rural | 4(2-2) | 60 | 1300 OBR | ||
Higiene e Saúde | 3(3-0) | 45 | BAN 140 ou BAN 232 | ||
Total | 13 | 195 | |||
Total Acumulado | 99 | 1485 | |||
7º período | |||||
Atividades Complementares | 0(0-9) | 135 | |||
Agricultura Familiar, Produção e Aproveitamento Integral dos Alimentos | 4(2-2) | 60 | NUT 325 | ||
Educação do Consumidor | 4(2-2) | 60 | |||
Estágio Supervisionado I | 10(1-9) | 150 | ECD 390* | ||
Total | 18 | 405 | |||
Total Acumulado | 117 | 1890 | |||
8º período | |||||
Estágio Supervisionado II | 10(1-9) | 150 | ECD 491* | ||
Total | 10 | 150 | |||
Total Acumulado | 127 | 2040 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Introdução à Administração | 4(3-1) | 60 | |||
Gestão de Pessoas | 4(4-0) | 60 | ADM 100 | ||
Identificação e Viabilização de Oportunidades de Negócios | 5(3-2) | 75 | |||
Projeto I | 8(2-6) | 120 | |||
Família e Parentesco | 5(4-1) | 75 | |||
Família e Gerações | 2(2-0) | 30 | SES 115 | ||
Juventude, Inserção Social e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | SES 115 | ||
Família e Envelhecimento | 2(2-0) | 30 | |||
Políticas Públicas e Meio Ambiente | 4(4-0) | 60 | 750 OBR | ||
Família, Consumo Alimentar e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | ECD 314 | ||
Tópicos Especiais em Administração dos Recursos na Família | 5(1-4) | 75 | ECD 316 | ||
Ergonomia da Atividade | 3(3-0) | 45 | |||
Tópicos Especiais em Educação do Consumidor | 6(0-6) | 90 | ECD 314 | ||
Estudo das Tecnologias Domésticas I - Avaliação de Performance | 6(2-4) | 90 | ECD 323 | ||
Ergonomia Aplicada ao Produto | 4(2-2) | 60 | |||
Metodologia de Pesquisa Qualitativa | 4(4-0) | 60 | ECD 330 | ||
Planejamento Ergonômico do Trabalho | 4(2-2) | 60 | |||
Projeto de Interiores Residenciais I | 5(1-4) | 75 | ARQ 341 ou ECD 240 ou ECD 340 | ||
Projeto de Interiores Residenciais II | 4(0-4) | 60 | ECD 343 ou ARQ 351 | ||
Desenho e Detalhamento de Móveis | 4(0-4) | 60 | ECD 340 | ||
Metodologia para Análise de Projetos de Interiores | 4(2-2) | 60 | ECD 340 ou ARQ 351 | ||
Análise Habitacional | 4(0-4) | 60 | ECD 352 | ||
Mundo Rural e Habitação | 4(2-2) | 60 | ECD 352 | ||
Tópicos Especiais em Habitação | 4(0-4) | 60 | ECD 352 ou ARQ 351 | ||
Modelagem e Desenvolvimento de Protótipo de Peças do Vestuário | 6(0-6) | 90 | ECD 365 | ||
Gestão em Unidades de Processamento de Roupas Hospitalares | 4(2-2) | 60 | ECD 365 | ||
Planejamento e Controle da Produção do Vestuário | 4(2-2) | 60 | ECD 365 | ||
Tópicos Especiais em Vestuário | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
Tópicos Especiais em Serviços de Lavanderias | 6(0-6) | 90 | ECD 368 | ||
Gestão de Tecnologias na Indústria de Confecção | 4(2-2) | 60 | ECD 365 | ||
Produção Têxtil, Organização do Trabalho e Geração de Renda | 2(2-0) | 30 | ECD 365 | ||
Vestuário, Sustentabilidade e Inclusão Social | 4(4-0) | 60 | ECD 362 | ||
Administração de Serviços de Hotelaria Hospitalar | 4(2-2) | 60 | (ECD 368 e NUT 350) ou EFG 218 ou NUT 359 | ||
Psicologia Social | 4(4-0) | 60 | |||
Dinâmica de Grupo | 4(4-0) | 60 | |||
Estudos sobre Família | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
O Lúdico na Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | |||
Estudos da Infância | 6(2-4) | 90 | 1500 OBR | ||
Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas | 4(2-2) | 60 | (SES 115) ou (EDU 117 e DAN 120) ou (EIN 205) | ||
Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisacom Crianças | 4(4-0) | 60 | 1200 OBR | ||
Introdução ao Cooperativismo | 4(4-0) | 60 | |||
Economia Solidária I | 4(4-0) | 60 | |||
Economia Solidária II | 4(4-0) | 60 | ERU 307 | ||
Sociologia do Trabalho | 4(4-0) | 60 | |||
Empreendedorismo Social | 4(4-0) | 60 | ADM 100 e ERU 170 | ||
Comunicação Organizacional | 4(4-0) | 60 | |||
Desenvolvimento Local e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | |||
Sociologia Rural | 4(4-0) | 60 | 1800 TOT | ||
Ciências Sociais e Ambiente | 3(3-0) | 45 | |||
Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | |||
Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos | 4(4-0) | 60 | |||
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | |||
Microbiologia dos Alimentos | 4(2-2) | 60 | MBI 100 ou MBI 101 ou MBI 102 | ||
Estudo Experimental dos Alimentos | 6(2-4) | 90 | NUT 329 | ||
Higiene dos Alimentos | 5(3-2) | 75 | MBI 130 e (NUT 359* ou NUT 350*) | ||
Padrão de Identidade e Qualidade dos Alimentos | 3(1-2) | 45 | |||
Gastronomia e Nutrição | 2(2-0) | 30 | NUT 325 | ||
Puericultura | 4(2-2) | 60 | BAN 140 ou BAN 232 | ||
Projeto TICs na prática docente | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Projeto de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Tecnologia de Alimentos | 4(4-0) | 60 | |||
Prática de Tecnologia de Alimentos | 2(0-2) | 30 | TAL 354* | ||
Higiene de Indústrias de Alimentos | 4(2-2) | 60 | MBI 100* ou MBI 102* | ||
Legislação de Alimentos | 2(2-0) | 30 |