Priscila Ribeiro Dorella
O historiador formado na UFV poderá atuar em instituições de preservação, divulgação e estudo da memória histórica, como arquivos, museus, editoras, instituições de pesquisa públicas ou privadas. São funções do bacharel em história a seleção, pesquisa e análise documental; a construção textual da memória, a participação nas políticas de trato do patrimônio, com vistas a orientação de estratégias de desenvolvimento educacional e institucional. O curso de História está estruturado em quatro grandes áreas de conhecimento, quais sejam: conhecimentos de apoio e fundamentação; conhecimentos específicos (disciplinas de caráter teórico-metodológicas, históricas e historiográficas), práticas profissionais e monografia; e disciplinas optativas e atividades complementares.
Portaria do MEC N.º 553 de 25/02/2005 (Bacharelado e Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 1.193 de 20/05/2011 (Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 286 de 21/12/2012 (Bacharelado e Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC Nº 1097 de 24/12/2015 (Bacharelado e Licenciatura)
CEPE-UFV, Ata N.º 360 de 12/07/2000 Ano de início: 2001
Turno: Noturno - 50 vagas anuais (Licenciatura + Bacharelado)
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 2385 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 420 | Padrão | 4,0 | |||
Ativ. Complementares (225h) | Máximo | 6,5 | ||||
Práticas Profissionais (405h) | ||||||
Total | 2805 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Geografia e Construção do Espaço | 4(4-0) | 60 | I | ||
Introdução aos Estudos Históricos | 4(4-0) | 60 | I | ||
História e Patrimônio | 6(4-2) | 90 | I | ||
História Antiga | 4(4-0) | 60 | I | ||
Total | 22 | 330 | |||
Total Acumulado | 22 | 330 | |||
2º período | |||||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Teorias e Metodologias da História I | 4(4-0) | 60 | II | ||
História Medieval | 4(4-0) | 60 | II | ||
História da América I | 4(4-0) | 60 | II | ||
História do Ensino de História | 6(3-3) | 90 | II | ||
Total | 22 | 330 | |||
Total Acumulado | 44 | 660 | |||
3º período | |||||
Teoria Política | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
História Moderna I | 4(4-0) | 60 | I | ||
História do Brasil I | 4(4-0) | 60 | I | ||
História da América II | 4(4-0) | 60 | I | ||
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 60 | 900 | |||
4º período | |||||
Teorias e Metodologias da História II | 4(4-0) | 60 | II | ||
História Moderna II | 4(4-0) | 60 | II | ||
História do Brasil II | 4(4-0) | 60 | II | ||
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História | 6(2-4) | 90 | HIS110 e HIS212 | II | |
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 78 | 1170 | |||
5º período | |||||
Tópicos de Pesquisa em História | 6(0-6) | 90 | HIS361 | I | |
História Contemporânea I | 4(4-0) | 60 | I | ||
História do Brasil III | 4(4-0) | 60 | I | ||
História da América III | 4(4-0) | 60 | I | ||
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 96 | 1440 | |||
6º período | |||||
Temas em História de Minas Gerais | 4(4-0) | 60 | II | ||
Projeto de Pesquisa em História | 6(0-6) | 90 | HIS362 | II | |
Atividades Complementares | 0(0-15) | 225 | I e II | ||
História Contemporânea II | 4(4-0) | 60 | II | ||
História do Brasil IV | 4(4-0) | 60 | II | ||
Total | 18 | 495 | |||
Total Acumulado | 114 | 1935 | |||
7º período | |||||
Filosofia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Tópicos Avançados de Pesquisa em História | 6(0-6) | 90 | HIS363 | I | |
Historiografia | 4(4-0) | 60 | I | ||
Total | 14 | 210 | |||
Total Acumulado | 128 | 2145 | |||
8º período | |||||
Monografia | 0(0-16) | 240 | HIS364 | I e II | |
Total | 0 | 240 | |||
Total Acumulado | 128 | 2385 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
História e Teoria da Arquitetura I | 4(4-0) | 60 | II | ||
Arquitetura Brasileira I | 4(4-0) | 60 | ARQ118 ou (HIS330 e HIS331) | II | |
Antropologia da Religião | 4(4-0) | 60 | CIS130 ou CIS234 ou ECD210 ou ERU190 | I | |
Antropologia Econômica | 4(4-0) | 60 | II | ||
Movimentos Sociais | 4(4-0) | 60 | CIS210 ou CIS213 ou CIS214 | I | |
Comunicação e Experiência | 4(3-1) | 60 | II | ||
Estética da Comunicação | 4(2-2) | 60 | I | ||
Cinema | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
História da Dança I | 4(4-0) | 60 | II | ||
Filosofia e Arte | 3(3-0) | 45 | I | ||
Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Economia Brasileira | 4(4-0) | 60 | ECO270 ou ECO260 | I | |
Filosofia da Ciência | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | I | ||
Concepção Filosófica da Educação | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Políticas Públicas em Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
Psicologia Social | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior | 4(4-0) | 60 | II | ||
Sociologia da Educação Brasileira | 4(4-0) | 60 | EDU231 ou CIS210 ou CIS213 ou CIS214 | I | |
Educação e Movimento Sindical | 4(4-0) | 60 | I | ||
Trabalho e Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
História da Educação Física | 3(3-0) | 45 | I | ||
Fundamentos Filosóficos Aplicados à Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
Antropologia e Arte | 3(3-0) | 45 | II | ||
Sociologia Rural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
História Econômica I | 4(4-0) | 60 | I | ||
História Econômica II | 4(4-0) | 60 | HIS122 | I e II | |
Tópicos Temáticos em História I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Tópicos Temáticos em História II | 4(4-0) | 60 | II | ||
Temas em História da Arte | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
História das Ciências no Brasil | 4(4-0) | 60 | II | ||
Temas em História Agrária e Ambiental | 4(4-0) | 60 | II | ||
História da Imprensa no Brasil | 4(4-0) | 60 | I | ||
História e Memória | 4(2-2) | 60 | II | ||
Pensamento Brasileiro | 4(4-0) | 60 | II | ||
História e Cultura Afro-Brasileira | 4(4-0) | 60 | I | ||
Estágio Supervisionado I | 4(0-4) | 60 | HIS212 | I | |
Estágio Supervisionado II | 4(0-4) | 60 | HIS466 | II | |
Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Teoria da Literatura I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Teoria da Literatura II - Gêneros Literários | 4(4-0) | 60 | LET131* | II | |
Inglês I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Inglês II | 4(4-0) | 60 | LET215 | II | |
Leitura e Compreensão de Textos em Francês I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Leitura e Compreensão de Textos em Francês II | 4(4-0) | 60 | LET120 ou LET225 | II | |
Literatura Brasileira I - Das Origens ao Arcadismo | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Literatura Brasileira II - Romantismo | 4(4-0) | 60 | LET131 | I | |
Literatura Portuguesa I - De Idade Média ao | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Literatura Portuguesa II - Do Romantismo ao | 4(4-0) | 60 | LET131 | I | |
Literatura Portuguesa III - Do Modernismo ao | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Literatura Portuguesa IV - As Tendências | 4(4-0) | 60 | LET131 | I | |
Cultura Brasileira - Literatura e Identidade | 4(4-0) | 60 | I | ||
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | I e II | ||
Literatura Brasileira III: Realismo, Naturalismo e | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Literatura Brasileira IV - Do Simbolismo ao | 4(4-0) | 60 | LET131 | I e II | |
Modernismo I | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Modernismo II | 4(4-0) | 60 | I | ||
Literatura Brasileira VI - Tendências | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Literatura Brasileira V - Modernismo | 4(4-0) | 60 | LET131 | II | |
Correntes Críticas | 4(4-0) | 60 | LET132 | I | |
Tópicos Especiais em Políticas de Saúde e | 4(4-0) | 60 | I |