Naise Valéria Guimarães Neves
O Licenciado em Educação Infantil é formado para atuar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Os graduados em Educação Infantil são professores habilitados em nível superior para a docência na educação infantil. Estes profissionais devem educar e cuidar de forma indissociável da criança na faixa etária de zero a seis anos; atuar no ensino da educação infantil, em creches e pré-escolas; promover e avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança; atuar no desenvolvimento das atividades de articulação da escola com a família e comunidade; atuar na gestão de instituições de educação; participar da elaboração da proposta pedagógica de instituições de educação infantil; participar da supervisão e orientação de instituições de educação infantil; desenvolver investigações sobre a realidade da educação infantil; elaborar, coordenar e avaliar programas e projetos voltados para a criança. Podem também prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação.
Portaria do MEC N.º 882 de 10/04/2006
CEPE-UFV, Ata N.º 394 de 30/10/2003 Ano de início: 2005
Turno: Integral - 40 vagas anuais
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 2715 | Mínimo | 3,0 | |||
Disciplinas optativas | 240 | Padrão | 4,0 | |||
Ativ. Complementares (225h) | Máximo | 8,0 | ||||
Estágio Supervisionado (405h) | ||||||
Prática de Ensino (480h) | ||||||
Total | 2955 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Citologia e Histologia | 2(2-0) | 30 | BIO121* | I | |
Práticas de Citologia e Histologia | 2(0-2) | 30 | BIO120* | I | |
Estudo da Família | 4(4-0) | 60 | I | ||
Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Introdução a Educação Infantil | 2(2-0) | 30 | I | ||
O Cotidiano em Instituições de Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | I | ||
Total | 18 | 270 | |||
Total Acumulado | 18 | 270 | |||
2º período | |||||
Elementos de Fisiologia Humana | 3(3-0) | 45 | BIO120 | II | |
Sociologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Infância e Adolescência no Brasil | 4(3-1) | 60 | II | ||
Oficina de Leitura e Produção de Gêneros | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Psicologia do Desenvolvimento Humano e Social | 4(4-0) | 60 | II | ||
Total | 19 | 285 | |||
Total Acumulado | 37 | 555 | |||
3º período | |||||
Estatística Aplicada à Avaliação dos Sistemas | 4(4-0) | 60 | I | ||
Fundamentos da Teoria Piagetiana | 4(4-0) | 60 | SES115 | I | |
Atividades Complementares | 0(0-15) | 225 | I e II | ||
Currículo da Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | EIN230 e EIN231 | I | |
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | I e II | ||
Literatura Infanto-Juvenil | 4(4-0) | 60 | I | ||
Puericultura | 4(2-2) | 60 | BAN140 ou BAN232 | I e II | |
Total | 23 | 570 | |||
Total Acumulado | 60 | 1125 | |||
4º período | |||||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Metodologia da Pesquisa em Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
Desenvolvimento Humano | 4(4-0) | 60 | EIN233 | II | |
O Lúdico na Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | SES115 ou (EDU117 e (EFI115 ou EDU155)) | II | |
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil | 4(4-0) | 60 | II | ||
Didática da Educação Infantil | 4(4-0) | 60 | EIN230 e EIN231 | I e II | |
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 84 | 1485 | |||
5º período | |||||
Educação Especial | 4(4-0) | 60 | EDU117 ou EDU211 ou (SES115 e EIN338) | I e II | |
Avaliação do Desenvolvimento da Criança | 6(2-4) | 90 | EIN331 | I | |
Instrumentação para a Prática Lúdica I | 4(2-2) | 60 | EIN333 | I | |
Estágio Supervisionado em Educação Infantil I | 7(1-6) | 105 | EIN338 e EIN380 e EIN337 | I | |
Higiene e Saúde | 3(3-0) | 45 | BAN140 ou BAN232 | I e II | |
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 108 | 1845 | |||
6º período | |||||
Desenvolvimento Humano e Dança | 2(1-1) | 30 | II | ||
Políticas Públicas em Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
Educação Física Infantil | 4(2-2) | 60 | EFI115 ou SES115 | II | |
Instrumentação para a Prática Lúdica II | 4(2-2) | 60 | EIN333 | II | |
Linguagem Oral e Escrita | 4(2-2) | 60 | EIN233 ou EDU117 | II | |
Linguagem Matemática | 4(2-2) | 60 | EIN233 | II | |
Total | 22 | 330 | |||
Total Acumulado | 130 | 2175 | |||
7º período | |||||
Concepção Filosófica da Educação | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Planejamento, Organização, Gestão de Instituições | 4(4-0) | 60 | EIN337 e EIN338 e EIN380 | I | |
Expressão Plástica, Musical e Dramática | 4(2-2) | 60 | EIN233 | I | |
Ciências Naturais e Sociais | 4(2-2) | 60 | EIN233 | I | |
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 146 | 2415 | |||
8º período | |||||
Estágio Supervisionado em Educação Infantil II | 20(2-18) | 300 | EIN383 e EIN384 e EIN385 e EIN386 | I e II | |
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 166 | 2715 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Família e Parentesco | 4(4-0) | 60 | II | ||
Discurso e Mídia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Música e Movimento I | 4(1-3) | 60 | I | ||
Representação Gráfica e Estudo da Composição | 4(0-4) | 60 | II | ||
Famílias e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | ECD204 ou SES215 | I e II | |
Família e Gerações | 2(2-0) | 30 | SES115 | I | |
Juventude, Inserção Social e Políticas Públicas | 4(4-0) | 60 | SES115 | II | |
Tópicos Especiais em Estudo da Família | 6(0-6) | 90 | I e II | ||
Políticas Públicas e Meio Ambiente | 4(4-0) | 60 | II | ||
Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais e | 4(4-0) | 60 | EDU123 ou LET104 | II | |
Planejamento Ergonômico do Trabalho | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Tópicos Especiais em Vestuário | 6(0-6) | 90 | I e II | ||
Didática Especial para Portadores de Deficiência e | 4(4-0) | 60 | I | ||
Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | I | ||
Políticas de Formação Continuada de Professores/as | 4(4-0) | 60 | I | ||
Psicologia Social | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | I | ||
Avaliação em Educação | 5(4-1) | 75 | I | ||
Metodologias Investigativas na Formação de | 4(4-0) | 60 | I | ||
Estudo do Lazer I | 3(2-1) | 45 | II | ||
Lazer e Escola | 2(2-0) | 30 | II | ||
Estudo do Lazer II | 2(1-1) | 30 | EFI147 | II | |
Tópicos Especiais em Estudos da Infância | 6(2-4) | 90 | II | ||
Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências | 4(2-2) | 60 | SES115 ou (DAN120 e EDU117) | I | |
Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisa | 4(4-0) | 60 | II | ||
Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Língua Espanhola I | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Língua Espanhola II | 4(4-0) | 60 | LET170 | I e II | |
Leitura e Compreensão de Textos em Francês I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Leitura e Compreensão de Textos em Francês II | 4(4-0) | 60 | LET120 ou LET225 | II |