O Licenciado em Educação Infantil é formado para atuar no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança de 0 a 6 anos. Os graduados em Educação Infantil são professores habilitados em nível superior para a docência na educação infantil. Estes profissionais devem educar e cuidar de forma indissociável da criança na faixa etária de zero a seis anos; atuar no ensino da educação infantil, em creches e pré-escolas; promover e avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem da criança; atuar no desenvolvimento das atividades de articulação da escola com a família e comunidade; atuar na gestão de instituições de educação; participar da elaboração da proposta pedagógica de instituições de educação infantil; participar da supervisão e orientação de instituições de educação infantil; desenvolver investigações sobre a realidade da educação infantil; elaborar, coordenar e avaliar programas e projetos voltados para a criança. Podem também prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação.
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 2850 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 360 | Padrão | 4,5 | |||
Créditos Livres (180h) | Máximo | 8,0 | ||||
Total | 3210 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Citologia e Histologia | 2(2-0) | 30 | BIO 121* | ||
Práticas de Citologia e Histologia | 2(0-2) | 30 | BIO 120* | ||
Família e Desenvolvimento Humano | 4(4-0) | 60 | |||
Teorias do Desenvolvimento Humano e da Aprendizagem | 4(4-0) | 60 | |||
Introdução a Educação Infantil | 2(2-0) | 30 | |||
O Cotidiano em instituições de educação infantil | 4(2-2) | 60 | |||
O Brincar e as Infâncias em Diferentes Contextos | 2(2-0) | 30 | |||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 20 | 300 | |||
2º período | |||||
Elementos de Fisiologia Humana | 3(3-0) | 45 | BIO 120 | ||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | |||
A Formação e o Trabalho Docente na Creche e na Pré-escola | 2(2-0) | 30 | |||
Currículo da Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | (EIN 230 e EIN 231) ou (EIN 210 e EIN 211) | ||
Infâncias: Perspectivas Interdisciplinares | 4(4-0) | 60 | EIN 205 | ||
Estrutura e Funcionamento da Educação Infantil | 3(3-0) | 45 | EIN 239* | ||
Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 44 | 660 | |||
3º período | |||||
Estatística Aplicada à Avaliação dos Sistemas de Ensino | 4(4-0) | 60 | |||
Fundamentos da Teoria Piagetiana | 4(4-0) | 60 | EIN 205 ou EDU 210 | ||
Didática da Educação Infantil | 3(3-0) | 45 | (EIN 211) e (EIN 212) e (EIN 214) | ||
O Lúdico na Educação Infantil | 4(2-2) | 60 | |||
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | |||
Puericultura | 4(2-2) | 60 | BAN 140 ou BAN 232 | ||
Total | 22 | 330 | |||
Total Acumulado | 66 | 990 | |||
4º período | |||||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | |||
Desenvolvimento Humano e Dança | 2(1-1) | 30 | |||
Educação Especial | 4(4-0) | 60 | EDU 117 ou EDU 211 ou ((SES 115 ou EIN 205) e (EIN 338 ou EIN 238)) | ||
Desenvolvimento Humano | 4(4-0) | 60 | EIN 233 | ||
Prática Lúdica I | 4(2-2) | 60 | EIN 333 | ||
Literatura Infanto-Juvenil | 4(4-0) | 60 | |||
Total | 22 | 330 | |||
Total Acumulado | 88 | 1320 | |||
5º período | |||||
O Bebê na Creche: teoria e prática | 4(4-0) | 60 | EIN 331 ou EIN 302 | ||
Avaliação do Desenvolvimento da Criança | 6(2-4) | 90 | EIN 302 | ||
Prática Lúdica II | 4(2-2) | 60 | EIN 333 | ||
Expressões Artísticas na Infância | 6(4-2) | 90 | EIN 233 | ||
Higiene e Saúde | 3(3-0) | 45 | BAN 140 ou BAN 232 | ||
Total | 23 | 345 | |||
Total Acumulado | 111 | 1665 | |||
6º período | |||||
Metodologia da Pesquisa em Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Educação Física Infantil | 4(2-2) | 60 | EFI 115 ou SES 115 ou EIN 205 | ||
Linguagem Oral e Escrita | 6(4-2) | 90 | EIN 233 ou EDU 117 | ||
Estágio Supervisionado em Educação Infantil I | 7(1-6) | 105 | EIN 238 e EIN 239 e EIN 337 | ||
Total | 21 | 315 | |||
Total Acumulado | 132 | 1980 | |||
7º período | |||||
Atividades Complementares | 0(0-15) | 225 | |||
Planejamento, Organização, Gestão de Instituições de Atendimento à Infância | 4(4-0) | 60 | EIN 337 e EIN 238 e EIN 239 | ||
Linguagem Matemática | 6(4-2) | 90 | EIN 233 | ||
Ciências Naturais e Sociais | 6(4-2) | 90 | EIN 233 | ||
Total | 16 | 465 | |||
Total Acumulado | 148 | 2445 | |||
8º período | |||||
Trabalho de Conclusão de Curso I | 3(1-2) | 45 | (EIN 332) e (EIN 353) e (EIN 354) e (EIN 356) e (EIN 357) | ||
Estágio Supervisionado em Educação Infantil II | 20(2-18) | 300 | (EIN 332) e (EIN 353) e (EIN 354) e (EIN 356) e (EIN 357) e (EIN 341) e (EIN 342) e (EIN 335) | ||
Total | 23 | 345 | |||
Total Acumulado | 171 | 2790 | |||
9º período | |||||
Trabalho de Conclusão de Curso II | 4(1-3) | 60 | EIN 494 | ||
Total | 4 | 60 | |||
Total Acumulado | 175 | 2850 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Antropologia da Saúde | 4(4-0) | 60 | |||
Família e Parentesco | 5(4-1) | 75 | |||
Fotografia | 4(2-2) | 60 | |||
Comunicação e Discurso | 4(4-0) | 60 | |||
Música e Movimento I | 4(1-3) | 60 | |||
Atuação Teatral | 4(1-3) | 60 | |||
Música e Movimento II | 4(1-3) | 60 | DAN 110 | ||
Instituições de Direito | 4(4-0) | 60 | |||
Introdução à Retórica | 2(2-0) | 30 | |||
Políticas Públicas e Meio Ambiente | 4(4-0) | 60 | 750 OBR | ||
Tópicos Especiais em Vestuário | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | |||
Didática Especial para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades/ Superdotação | 4(4-0) | 60 | |||
Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | |||
Infância e Adolescência no Brasil | 4(4-0) | 60 | |||
História da Educação Brasileira | 6(4-2) | 90 | |||
Políticas de Formação Continuada de Professores/as | 4(4-0) | 60 | |||
Políticas Públicas em Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Psicologia Social | 4(4-0) | 60 | |||
Dinâmica de Grupo | 4(4-0) | 60 | |||
Educação do Campo | 5(4-1) | 75 | |||
Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Infâncias, Filosofia e Cinema | 4(4-0) | 60 | |||
Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | |||
Tecnologias na Educação | 4(2-2) | 60 | |||
Avaliação em Educação | 5(4-1) | 75 | |||
Metodologias Investigativas na Formação de Professores | 4(4-0) | 60 | |||
Socorros de Urgência | 2(2-0) | 30 | |||
Estudo do Lazer I | 3(1-2) | 45 | |||
Lazer e Escola | 2(2-0) | 30 | |||
Estudo do Lazer II | 2(1-1) | 30 | EFI 147 | ||
Estudos sobre Família | 6(0-6) | 90 | 1200 OBR | ||
Criança, mídia e consumo no contexto familiar e educacional | 6(2-4) | 90 | EIN 341 | ||
Estudos da Infância | 6(2-4) | 90 | 1500 OBR | ||
Brinquedoteca: Espaço Alternativo de Vivências Lúdicas | 4(2-2) | 60 | (SES 115) ou (EDU 117 e DAN 120) ou (EIN 205) | ||
Aspectos Teórico-Metodológicos da Pesquisacom Crianças | 4(4-0) | 60 | 1200 OBR | ||
Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | |||
Língua Espanhola I | 4(4-0) | 60 | |||
Língua Espanhola II | 4(4-0) | 60 | LET 170 | ||
Projeto TICs na prática docente | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Projeto de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Encontro de Saberes e Práticas Educativas | 4(4-0) | 60 | |||
Histórias da ESAV à UFV | 0(0-0) | 60 |