O Químico é um profissional, capacitado em ciências básicas e aplicadas, com conhecimentos técnicos suficientes para interagir com a natureza, produzir e controlar materiais sintéticos, promovendo melhor qualidade de vida à sociedade. A formação do Licenciado em Química envolverá, além da parte geral, o domínio de sólidos conhecimentos dos diversos campos da química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de química e de áreas afins na atuação profissional como educador, nos ensinos fundamental e médio. O curso de Química, com habilitação em licenciatura, destina-se a formar professores para a educação básica - ensino médio. O currículo de licenciatura possibilitará que o licenciado comprove e, ou, obtenha conhecimentos de disciplinas afins, como instrumento de compreensão e utilização da química. O Licenciado será desafiado a exercitar sua criatividade na resolução de problemas, a trabalhar com independência e em equipe, a transmitir e reconstruir adequadamente conteúdos e a desenvolver iniciativas e agilidade na atualização e aprofundamento constante de seus conhecimentos para que possa acompanhar as rápidas mudanças da área em termos de tecnologia. Para isso, torna-se indispensável que de sua formação complementar faça parte treinamento em informática, necessário para o acompanhamento tecnológico da informática educacional e instrucional, e o desenvolvimento de habilidade no uso do acervo existente em bibliotecas, incluindo as modalidades eletrônica e remota, para contínua atualização técnica e científica. Seu treinamento pedagógico procurará desenvolver, sobretudo a capacidade de identificar o nível de desenvolvimento cognitivo e adequar metodologias e material instrucional a essa realidade. Dessa maneira, o Licenciado em Química é formado para atuar como profissional da Educação Química no Ensino Médio de forma crítica e reflexiva. Isso se dará em conjunto com reflexões a respeito de conhecimentos que envolvam aspectos didáticos, pedagógicos e metodológicos da Educação no Geral e Educação Química em particular, bem como discussão sobre Epistemologia da Ciência. Além disso, ele terá conhecimento e capacidade de analisar criticamente a legislação concernente a políticas públicas educacionais e material didático-pedagógico relacionados à Educação Química.
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 2895 | Mínimo | 4,0 | |||
Disciplinas optativas | 305 | Padrão | 4,0 | |||
Total | 3200 | Máximo | 6,5 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Oficina de Leitura e Produção de Gêneros Acadêmicos | 4(4-0) | 60 | |||
Cálculo I | 4(4-0) | 60 | |||
Formação Profissional e Áreas de Atuação do Químico | 2(2-0) | 30 | |||
Química Fundamental | 7(5-2) | 105 | |||
Total | 17 | 255 | |||
Total Acumulado | 17 | 255 | |||
2º período | |||||
Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | |||
Física I | 4(4-0) | 60 | MAT 140* ou MAT 141* ou MAT 146* | ||
Laboratório de Física A | 2(0-2) | 30 | FIS 201* | ||
Cálculo II | 4(4-0) | 60 | MAT 140 ou MAT 141 ou MAT 146 | ||
Química Analítica Qualitativa | 4(4-0) | 60 | (QUI 102 ou (QUI 100 e QUI 107)) e QUI 114* | ||
Laboratório de Química Analítica Qualitativa | 4(0-4) | 60 | (QUI 102 ou (QUI 100 e QUI 107)) e QUI 113* | ||
Química Orgânica I | 4(4-0) | 60 | QUI 100 ou QUI 102 | ||
Total | 26 | 390 | |||
Total Acumulado | 43 | 645 | |||
3º período | |||||
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem | 4(4-0) | 60 | |||
Física II | 4(4-0) | 60 | (FIS 201 ou FIS 191) e (MAT 140 ou MAT 141 ou MAT 146) | ||
Química Inorgânica I | 5(3-2) | 75 | QUI 102 ou (QUI 100 e QUI 107) | ||
Química Orgânica II | 4(4-0) | 60 | QUI 131 | ||
Química Analítica Quantitativa | 4(4-0) | 60 | QUI 113 e QUI 114 e QUI 215* | ||
Laboratório de Química Analítica Quantitativa | 4(0-4) | 60 | QUI 113 e QUI 114 e QUI 214* | ||
Total | 25 | 375 | |||
Total Acumulado | 68 | 1020 | |||
4º período | |||||
Didática | 4(4-0) | 60 | EDU 117 | ||
Física III | 4(4-0) | 60 | (FIS 201 ou FIS 194) e (MAT 147 ou MAT 241* ou MAT 243*) | ||
Laboratório de Física B | 2(0-2) | 30 | FIS 203* | ||
Química Orgânica Experimental I | 4(0-4) | 60 | QUI 132 | ||
Físico-Química I | 3(3-0) | 45 | (QUI 102 ou (QUI 100 e QUI 107)) e MAT 140 e QUI 153* | ||
Laboratório de Físico-Química I | 2(0-2) | 30 | (QUI 102 ou (QUI 100 e QUI 107)) e MAT 140 e QUI 152* | ||
Química Inorgânica II | 6(4-2) | 90 | QUI 120 | ||
Total | 25 | 375 | |||
Total Acumulado | 93 | 1395 | |||
5º período | |||||
Bioquímica Fundamental | 4(4-0) | 60 | QUI 132 ou QUI 138 | ||
Laboratório de Bioquímica I | 2(0-2) | 30 | BQI 100* ou BQI 103* ou BQI 200* | ||
Iniciação à Estatística | 4(4-0) | 60 | MAT 140 ou MAT 141 ou MAT 146 | ||
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | |||
Físico-Química II | 3(3-0) | 45 | QUI 152 e QUI 153 e QUI 155* | ||
Laboratório de Físico-Química II | 2(0-2) | 30 | QUI 152 e QUI 153 e QUI 154* | ||
Instrumentação para o Ensino de Química I | 5(2-3) | 75 | EDU 155 e QUI 120 e (QUI 136* ou QUI 138*) e (QUI 139 ou (QUI 152 e QUI 153)) | ||
Total | 23 | 345 | |||
Total Acumulado | 116 | 1740 | |||
6º período | |||||
Química Orgânica III | 4(4-0) | 60 | QUI 132 | ||
Métodos Instrumentais de Análise | 4(4-0) | 60 | (QUI 112 ou QUI 214) e (FIS 194* ou FIS 203*) | ||
Laboratório de Métodos Instrumentais de Análise | 4(0-4) | 60 | (QUI 214 e QUI 215) ou (QUI 112 e QUI 119) ou (QUI 310*) | ||
Instrumentação para o Ensino de Química II | 5(2-3) | 75 | QUI 343 | ||
Estágio Supervisionado em Química I | 9(2-7) | 135 | EDU 155 | ||
Total | 26 | 390 | |||
Total Acumulado | 142 | 2130 | |||
7º período | |||||
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio | 4(4-0) | 60 | |||
História da Química | 3(3-0) | 45 | QUI 120 e QUI 131 e QUI 113 e QUI 152 e QUI 153 | ||
Monografia de Licenciatura I | 4(1-3) | 60 | |||
Estágio Supervisionado em Química II | 9(2-7) | 135 | QUI 344 e QUI 444 | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 162 | 2430 | |||
8º período | |||||
Introdução à Programação I | 4(2-2) | 60 | |||
Estágio Supervisionado em Química III | 9(2-7) | 135 | QUI 445 | ||
Monografia de Licenciatura II | 4(1-3) | 60 | QUI 441 | ||
Atividades Complementares | 0(0-14) | 210 | |||
Total | 17 | 465 | |||
Total Acumulado | 179 | 2895 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Introdução à Administração | 4(3-1) | 60 | |||
Identificação e Viabilização de Oportunidades de Negócios | 5(3-2) | 75 | |||
Desenho Técnico | 3(1-2) | 45 | |||
Desenho Geométrico | 4(2-2) | 60 | |||
Representação Gráfica para Engenharia | 6(2-4) | 90 | |||
Zoologia Geral | 4(2-2) | 60 | BIO 111 e BIO 112 | ||
Elementos de Fisiologia Humana | 3(3-0) | 45 | BIO 120 | ||
Biologia Celular | 2(2-0) | 30 | BIO 112* | ||
Laboratório de Biologia Celular | 2(0-2) | 30 | BIO 111* | ||
Citologia e Histologia | 2(2-0) | 30 | BIO 121* | ||
Práticas de Citologia e Histologia | 2(0-2) | 30 | BIO 120* | ||
Ecologia Básica | 3(3-0) | 45 | |||
Biofísica | 5(3-2) | 75 | BIO 111* e BIO 112* | ||
Genética | 4(4-0) | 60 | BIO 111 e BIO 112 | ||
Biologia Molecular I | 4(4-0) | 60 | BIO 111 e (BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 211) | ||
Evolução Orgânica | 4(4-0) | 60 | BIO 240 | ||
Instrumentação para o Ensino de Ciências | 4(0-4) | 60 | EDU 155* | ||
Bioquímica Metabólica e Bioenergética | 6(6-0) | 90 | BQI 200 ou BQI 100 ou BQI 103 | ||
Enzimologia | 3(3-0) | 45 | BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 200 | ||
Bioquímica Fisiológica | 4(4-0) | 60 | BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 211 | ||
Bromatologia | 6(2-4) | 90 | BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 211 | ||
Botânica Geral | 4(2-2) | 60 | (BIO 111* e BIO 112*) ou BIO 120* | ||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | |||
Direito e Legislação da Engenharia | 4(4-0) | 60 | |||
Legislação Ambiental I | 2(2-0) | 30 | DIR 130 ou DIR 138 | ||
Legislação Ambiental II | 2(2-0) | 30 | DIR 140 | ||
Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | |||
Filosofia | 4(4-0) | 60 | |||
Filosofia da Ciência | 4(4-0) | 60 | |||
Legislação da Educação Básica II | 4(4-0) | 60 | EDU 143 ou EDU 144 | ||
Neurodidática: bases biológicas da aprendizagem | 4(4-0) | 60 | |||
Infância e Adolescência no Brasil | 4(4-0) | 60 | |||
Ética | 4(4-0) | 60 | |||
História da Educação Brasileira | 6(4-2) | 90 | |||
Políticas de Formação Continuada de Professores/as | 4(4-0) | 60 | |||
Economia e Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Educação e Pesquisa: contribuições do materialismohistórico | 4(4-0) | 60 | |||
Estudos do Cotidiano Escolar | 4(4-0) | 60 | |||
Estudos Culturais e Educação: docência e cinema | 4(4-0) | 60 | EDU 155 ou EDU 150 | ||
Dinâmica de Grupo | 4(4-0) | 60 | |||
Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação | 4(4-0) | 60 | |||
Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior | 4(4-0) | 60 | |||
Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | |||
Tecnologias na Educação | 4(2-2) | 60 | |||
Metodologias Investigativas na Formação de Professores | 4(4-0) | 60 | |||
Mundialização e Reformas Educacionais | 4(4-0) | 60 | |||
Educação de nível médio no Brasil:História e Políticas | 4(4-0) | 60 | |||
EJA e Diversidade | 4(3-1) | 60 | |||
Educação e Interpretação Ambiental | 4(2-2) | 60 | |||
Avaliação de Impactos Ambientais | 3(3-0) | 45 | |||
Fenômenos de Transporte | 4(4-0) | 60 | FIS 202 e (MAT 147* ou MAT 241* ou MAT 243*) | ||
Poluição e Legislação Ambiental | 4(2-2) | 60 | (SOL 215* ou SOL 250*) e (MBI 100 ou MBI 102) | ||
Qualidade Ambiental | 3(3-0) | 45 | (MBI 102 ou MBI 100) e (QUI 112* ou (QUI 214* e QUI 215*)) | ||
Poluição do Ar | 4(4-0) | 60 | 1710 OBR | ||
Corrosão | 4(4-0) | 60 | QUI 102 | ||
Metodologia de Pesquisa | 4(2-2) | 60 | |||
Estatística Experimental | 4(4-0) | 60 | EST 103 ou EST 105 ou EST 106 | ||
Física IV | 4(4-0) | 60 | FIS 202 e FIS 203 e (MAT 241* ou MAT 243) | ||
Métodos da Física Teórica I | 4(4-0) | 60 | FIS 208* ou FIS 203* | ||
Introdução à Física Quântica | 4(4-0) | 60 | (FIS 209 ou FIS 204) e MAT 340 | ||
Estrutura da Matéria | 4(4-0) | 60 | FIS 364 | ||
Métodos da Física Teórica II | 4(4-0) | 60 | FIS 270 | ||
Física Biológica | 4(4-0) | 60 | (FIS 202 e FIS 203) ou (FIS 207 e FIS 208) | ||
Homeopatia | 3(3-0) | 45 | |||
Programação I | 6(4-2) | 90 | |||
Programação II | 4(2-2) | 60 | INF 110 | ||
Estruturas de Dados | 4(4-0) | 60 | INF 111 | ||
Programação III | 4(4-0) | 60 | INF 111 | ||
Circuitos Digitais | 4(4-0) | 60 | |||
Inglês I | 4(4-0) | 60 | |||
Inglês II | 4(4-0) | 60 | LET 215 | ||
Introdução à Álgebra Linear | 4(4-0) | 60 | |||
Fundamentos de Geometria | 4(4-0) | 60 | |||
Cálculo III | 4(4-0) | 60 | (MAT 135* ou MAT 137*) e (MAT 140 ou MAT 141 ou MAT 146) | ||
Geometria Espacial | 4(2-2) | 60 | MAT 153 | ||
Cálculo Numérico | 4(4-0) | 60 | (MAT 137 ou MAT 135) e (MAT 143 ou MAT 147) e (INF 100 ou INF 103 ou INF 110) | ||
Equações Diferenciais Ordinárias I | 4(4-0) | 60 | MAT 241* ou MAT 243* | ||
Microbiologia Geral | 4(2-2) | 60 | ((BIO 111 e BIO 112) ou BIO 120) e (BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 211) | ||
Microbiologia Básica para as Engenharias | 5(3-2) | 75 | |||
Microbiologia dos Alimentos | 4(2-2) | 60 | MBI 100 ou MBI 101 ou MBI 102 | ||
Microbiologia do Solo | 4(2-2) | 60 | MBI 100 ou MBI 101 ou MBI 102 | ||
Microbiologia Industrial e Biotecnologia | 3(3-0) | 45 | MBI 100 ou MBI 101 ou MBI 102 | ||
Microbiologia Ambiental | 3(3-0) | 45 | MBI 100 ou MBI 101 ou MBI 102 | ||
Projeto TICs na prática docente | 4(1-3) | 60 | 1000 TOT | ||
Química Ecológica | 2(2-0) | 30 | QUI 138 ou QUI 232 | ||
Química Orgânica IV | 3(3-0) | 45 | QUI 232 | ||
Química Orgânica Experimental II | 4(0-4) | 60 | QUI 136 e QUI 232 e QUI 235* | ||
Cristalografia | 4(4-0) | 60 | MAT 135 ou MAT 137 e QUI 320 | ||
Físico-Química III | 4(4-0) | 60 | QUI 152 e QUI 153 e MAT 147 e FIS 202 | ||
Métodos de Separação em Química Analítica | 7(3-4) | 105 | QUI 310 e QUI 317 | ||
Introdução à Química Industrial | 6(2-4) | 90 | QUI 310 e QUI 317 | ||
Calibração Multivariada em Química Analítica | 4(2-2) | 60 | QUI 310 e EST 105 e MAT 137 | ||
Otimização em Química | 4(2-2) | 60 | QUI 310 e EST 105 | ||
Química Ambiental | 4(4-0) | 60 | QUI 232 e QUI 310 | ||
Análise por Injeção em Fluxo | 4(2-2) | 60 | QUI 310 | ||
Monitoramento da Qualidade do Ar | 3(3-0) | 45 | (QUI 112 ou QUI 138) ou (QUI 132 e (QUI 310 ou QUI 214)) | ||
Química Inorgânica III | 4(4-0) | 60 | QUI 320 | ||
Físico-Química IV | 4(4-0) | 60 | QUI 251 e QUI 154 e QUI 155 e EST 105 | ||
Cinética Química | 4(4-0) | 60 | QUI 154* e QUI 155* | ||
Físico-Química Orgânica | 3(3-0) | 45 | QUI 232 e QUI 154* e QUI 355* | ||
Princípios Básicos de Físico-Química de Macromoléculas | 4(4-0) | 60 | (QUI 153 e QUI 154) ou FIS 344 | ||
Introdução à Físico-Química de Superfícies e de Sistemas Coloidais | 4(4-0) | 60 | (QUI 154 e QUI 155) ou FIS 344 | ||
Introdução à Eletroquímica Teórica | 4(4-0) | 60 | (QUI 153 e QUI 154) ou FIS 344 | ||
Química Inorgânica Experimental | 4(0-4) | 60 | QUI 320 | ||
Geologia e Pedologia | 5(3-2) | 75 | QUI 100 ou QUI 102 | ||
Geoquímica Ambiental e Monitoramento da Qualidade do Solo | 4(2-2) | 60 | (QUI 119 e QUI 138) ou (QUI 310 e QUI 131) ou (QUI 214 e QUI 131) | ||
Química de Alimentos I | 4(2-2) | 60 | BQI 100 ou BQI 103 ou BQI 211 | ||
Química de Alimentos II | 4(2-2) | 60 | BQI 100 ou BQI 211 | ||
Higiene de Indústrias de Alimentos | 4(2-2) | 60 | MBI 100* ou MBI 102* | ||
Operações Unitárias | 6(4-2) | 90 | ENG 275 e QUI 152 e QUI 153 |