Marilda Telles Maracci
O curso de Licenciatura em Geografia da UFV objetiva formar Professores de Geografia para exercer as funções de docência no ensino fundamental e médio. O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender os elementos e processos concernentes ao espaço natural e ao espaço construído, tendo por base os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, de forma a aplicar esse conhecimento na busca do desenvolvimento social e econômico sustentável. Deve ser capaz de transitar nas diferentes fronteiras do conhecimento geográfico, sendo capaz de qualificar o que é específico desse tipo de conhecimento. Deve assumir a preocupação ambiental como princípio ético de conhecimento e de ação profissional. Em uma perspectiva comum aos demais cursos de graduação, o curso de Geografia deve viabilizar a formação de cidadãos cônscios de suas responsabilidades e deveres sociais, cujo perfil compreenda atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade.
Portaria do MEC N.º 554 de 25/02/2005 (Bacharelado e Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 48 de 22/05/2012 (Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 541 de 25/08/2014 (Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 103 de 04/04/2016 (Bacharelado) Renovação: Portaria do MEC N.º 796 de 26/07/2017 (Licenciatura)
CEPE-UFV, Ata N.º 360 de 12/07/2000 (Bacharelado e Licenciatura) Ano de início: 2001
Turno: Noturno - 50 vagas anuais (Licenciatura + Bacharelado)
Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
---|---|---|---|---|---|---|
Disciplinas obrigatórias | 2700 | Mínimo | 3,0 | |||
Disciplinas optativas | 240 | Padrão | 4,0 | |||
Ativ. Complementares (210h) | Máximo | 6,5 | ||||
Total | 2940 |
SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
---|---|---|---|---|---|
Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
Código | Nome | ||||
1º período | |||||
Sociologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Antropologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
História do Pensamento Geográfico I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Geografia da População | 4(4-0) | 60 | I | ||
Geografia e Representação do Espaço Geográfico | 4(4-0) | 60 | I | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 20 | 300 | |||
2º período | |||||
Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Filosofia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Climatologia Geográfica | 4(2-2) | 60 | II | ||
História do Pensamento Geográfico II | 4(4-0) | 60 | GEO105 | II | |
Gênese do Solo | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 40 | 600 | |||
3º período | |||||
Cartografia Geral | 4(4-0) | 60 | I | ||
Teorias da Geografia | 4(4-0) | 60 | I | ||
Geografia Econômica | 4(4-0) | 60 | I | ||
Biogeografia | 4(2-2) | 60 | I | ||
Geomorfologia Geral | 4(2-2) | 60 | SOL215 ou SOL220 | I | |
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 60 | 900 | |||
4º período | |||||
Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Geografia Urbana | 4(2-2) | 60 | II | ||
Geografia Agrária | 4(2-2) | 60 | II | ||
Geomorfologia Climática e Estrutural | 4(2-2) | 60 | SOL330 | II | |
Geografia Política | 4(4-0) | 60 | II | ||
Total | 20 | 300 | |||
Total Acumulado | 80 | 1200 | |||
5º período | |||||
Geografia da Indústria e do Comércio | 4(2-2) | 60 | I | ||
Organização do Espaço Mundial | 4(4-0) | 60 | I | ||
Dinâmica Fisiográfica do Espaço Brasileiro | 4(2-2) | 60 | I | ||
Formação do Território Brasileiro | 4(2-2) | 60 | I | ||
Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 8(2-6) | 120 | Ter cursado 1.200 horas de disciplinas | I | |
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 104 | 1560 | |||
6º período | |||||
Brasil - Centro-Sul | 4(2-2) | 60 | GEO331 | II | |
Metodologia para Pesquisa em Ensino de Geografia | 4(2-2) | 60 | II | ||
Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 8(2-6) | 120 | GEO473 | II | |
Total | 16 | 240 | |||
Total Acumulado | 120 | 1800 | |||
7º período | |||||
Didática | 4(4-0) | 60 | EDU117 | I e II | |
Brasil - Amazônia e Nordeste | 4(2-2) | 60 | GEO331 | I | |
Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 8(2-6) | 120 | GEO472 e GEO474 | I | |
Prática de Pesquisa em Ensino de Geografia | 8(2-6) | 120 | GEO472 ou EDU155 | I | |
Total | 24 | 360 | |||
Total Acumulado | 144 | 2160 | |||
8º período | |||||
Prática de Ensino de Geografia | 8(2-6) | 120 | (GEO472 e GEO473 e GEO476*) ou (EDU155 e (GEO471* ou GEO483*)) | II | |
Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 11(2-9) | 165 | GEO473 e GEO475 | II | |
Atividades Complementares | 0(0-14) | 210 | I e II | ||
LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | I e II | ||
Total | 22 | 540 | |||
Total Acumulado | 166 | 2700 | |||
Disciplinas Optativas | |||||
Desenho Técnico | 3(1-2) | 45 | I e II | ||
Teoria do Planejamento Urbano | 4(4-0) | 60 | I | ||
SIG Aplicado ao Planejamento Urbano | 4(0-4) | 60 | I | ||
Planejamento Urbano Regional | 4(2-2) | 60 | II | ||
Teoria e Processos do Planejamento Urbano | 4(2-2) | 60 | I | ||
Ecologia Básica | 3(3-0) | 45 | I e II | ||
Impactos Biológicos da Poluição Ambiental | 4(4-0) | 60 | II | ||
Fundamentos de Ciências Sociais | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Teoria Política | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Transportes | 3(3-0) | 45 | (EST103 ou EST106) e (EAM311 ou EAM301) | I e II | |
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos | 4(2-2) | 60 | I | ||
Saneamento Básico | 4(4-0) | 60 | I | ||
Transportes Urbanos | 2(2-0) | 30 | CIV313 ou ARQ432 | II | |
Comunicação e Experiência | 4(2-2) | 60 | II | ||
Comunicação e Política | 4(4-0) | 60 | I | ||
Cinema | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Instituições de Direito | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Legislação Ambiental I | 2(2-0) | 30 | DIR130 ou DIR379* | I e II | |
Legislação Ambiental II | 2(2-0) | 30 | DIR130 ou DIR379* | I e II | |
Topografia Básica | 4(2-2) | 60 | ARQ100 ou ARQ201 ou ARQ204* ou ARQ142 | I e II | |
Geoprocessamento | 4(2-2) | 60 | EAM330 ou EAM431 | I | |
Sistema de Informação Geográfica | 4(0-4) | 60 | I e II | ||
Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Economia Brasileira | 4(4-0) | 60 | ECO270 ou ECO260 | I | |
Filosofia da Ciência | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Legislação da Educação Básica II | 4(4-0) | 60 | EDU143 ou EDU144 | II | |
Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | I | ||
Infância e Adolescência no Brasil | 4(4-0) | 60 | II | ||
História da Educação Brasileira | 4(4-0) | 60 | II | ||
Políticas de Formação Continuada de Professores/as | 4(4-0) | 60 | I | ||
Economia e Educação | 4(4-0) | 60 | I | ||
Educação e Pesquisa: contribuições do materialismo | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Estudos do Cotidiano Escolar | 4(4-0) | 60 | II | ||
Estudos Culturais e Educação: docência e cinema | 4(4-0) | 60 | EDU155 ou EDU150 | II | |
Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
Políticas para a Educação Superior | 4(4-0) | 60 | II | ||
Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | I | ||
Metodologias Investigativas na Formação de | 4(4-0) | 60 | I | ||
Mundialização e Reformas Educacionais | 4(4-0) | 60 | I | ||
Educação de nível médio no Brasil: | 4(4-0) | 60 | I | ||
EJA e Diversidade | 4(3-1) | 60 | II | ||
Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto | 4(2-2) | 60 | (EAM330 e SOL330) ou SOL215 | II | |
Educação e Interpretação Ambiental | 4(2-2) | 60 | II | ||
Manejo de Bacias Hidrográficas | 4(2-2) | 60 | ENG210 ou GEO120 ou ENG213 ou ENG321 | I e II | |
Gestão Ambiental | 4(4-0) | 60 | I | ||
Avaliação de Impactos Ambientais | 3(3-0) | 45 | I e II | ||
Ecoturismo | 4(2-2) | 60 | I | ||
Economia Ambiental | 3(3-0) | 45 | I e II | ||
Recursos Naturais e Manejo de Ecossistemas | 4(2-2) | 60 | ENG210 ou GEO120 ou ENG212 ou ENG213 ou ENG321 | I | |
Unidades de Conservação | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Economia Rural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Sociologia do Trabalho | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Relações Internacionais | 4(4-0) | 60 | I | ||
Desenvolvimento Socioeconômico | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Sociologia Rural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Extensão Rural | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Elementos de Estatística | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Sociedade e Natureza | 4(4-0) | 60 | II | ||
Teoria da Região | 4(4-0) | 60 | II | ||
Geografia e Clima Urbano | 4(2-2) | 60 | GEO120 | II | |
Geografia da Circulação, do Trabalho e da Energia | 4(2-2) | 60 | I | ||
Gênese e Formação do Espaço Urbano no Brasil | 4(4-0) | 60 | GEO230 | I | |
Espaço Geográfico do Turismo | 4(2-2) | 60 | II | ||
Ecologia Política e Produção do Espaço | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Tópicos Especiais em Ensino de Geografia | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Geografia das Águas | 4(4-0) | 60 | GEO120 e GEO250 | II | |
Tópicos Temáticos em Geografia Física | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Geomorfologia Tropical | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Geografia Cultural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Tópicos Especiais em Geografia Humana | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Geografia de Minas Gerais | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Geografia da América Latina | 4(4-0) | 60 | II | ||
Geografia e Meio Ambiente | 4(2-2) | 60 | I | ||
Formação do Mundo Contemporâneo | 4(4-0) | 60 | I | ||
História do Brasil I | 4(4-0) | 60 | I | ||
História do Brasil II | 4(4-0) | 60 | II | ||
Formação Histórica do Brasil | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
Temas em História de Minas Gerais | 4(4-0) | 60 | II | ||
História do Brasil III | 4(4-0) | 60 | I | ||
História do Brasil IV | 4(4-0) | 60 | II | ||
Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
Inglês I | 4(4-0) | 60 | I | ||
Inglês II | 4(4-0) | 60 | LET215 | II | |
Epidemiologia e Saúde Ambiental | 3(3-0) | 45 | I | ||
Tópicos Especiais em Políticas de Saúde e | 4(4-0) | 60 | I | ||
Constituição, Propriedades e Classificação de | 5(3-2) | 75 | SOL215 ou SOL220 | I e II | |
Atividade Agrícola e Meio Ambiente | 4(2-2) | 60 | SOL215 ou SOL220 | I | |
Fertilidade do Solo | 4(4-0) | 60 | SOL215 ou SOL250 | I e II |