Marilda Telles Maracci
O curso de Licenciatura em Geografia da UFV objetiva formar Professores de Geografia para exercer as funções de docência no ensino fundamental e médio. O profissional de Geografia deve ter um perfil que o capacite a compreender os elementos e processos concernentes ao espaço natural e ao espaço construído, tendo por base os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia, de forma a aplicar esse conhecimento na busca do desenvolvimento social e econômico sustentável. Deve ser capaz de transitar nas diferentes fronteiras do conhecimento geográfico, sendo capaz de qualificar o que é específico desse tipo de conhecimento. Deve assumir a preocupação ambiental como princípio ético de conhecimento e de ação profissional. Em uma perspectiva comum aos demais cursos de graduação, o curso de Geografia deve viabilizar a formação de cidadãos cônscios de suas responsabilidades e deveres sociais, cujo perfil compreenda atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual; respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais; atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade.
Portaria do MEC N.º 554 de 25/02/2005 (Bacharelado e Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 48 de 22/05/2012 (Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 541 de 25/08/2014 (Licenciatura) Renovação: Portaria do MEC N.º 103 de 04/04/2016 (Bacharelado) Renovação: Portaria do MEC N.º 796 de 26/07/2017 (Licenciatura)
CEPE-UFV, Ata N.º 360 de 12/07/2000 (Bacharelado e Licenciatura) Ano de início: 2001
Turno: Noturno - 50 vagas anuais (Licenciatura + Bacharelado)
| Exigência | Horas | Prazos | Anos | |||
|---|---|---|---|---|---|---|
| Disciplinas obrigatórias | 2700 | Mínimo | 3,0 | |||
| Disciplinas optativas | 240 | Padrão | 4,0 | |||
| Ativ. Complementares (210h) | Máximo | 6,5 | ||||
| Total | 2940 | |||||
| SEQUÊNCIA SUGERIDA | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Disciplinas Obrigatórias | Carga Horária Cr(T-P) |
Total Horas | Pré-requisito (Pré ou Co-requisito)* | Semestre de Oferecimento | |
| Código | Nome | ||||
| 1º período | |||||
| Sociologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Antropologia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| História do Pensamento Geográfico I | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Geografia da População | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Geografia e Representação do Espaço Geográfico | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Total | 20 | 300 | |||
| Total Acumulado | 20 | 300 | |||
| 2º período | |||||
| Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Filosofia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Climatologia Geográfica | 4(2-2) | 60 | II | ||
| História do Pensamento Geográfico II | 4(4-0) | 60 | GEO105 | II | |
| Gênese do Solo | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Total | 20 | 300 | |||
| Total Acumulado | 40 | 600 | |||
| 3º período | |||||
| Cartografia Geral | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Teorias da Geografia | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Geografia Econômica | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Biogeografia | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Geomorfologia Geral | 4(2-2) | 60 | SOL215 ou SOL220 | I | |
| Total | 20 | 300 | |||
| Total Acumulado | 60 | 900 | |||
| 4º período | |||||
| Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Geografia Urbana | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Geografia Agrária | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Geomorfologia Climática e Estrutural | 4(2-2) | 60 | SOL330 | II | |
| Geografia Política | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Total | 20 | 300 | |||
| Total Acumulado | 80 | 1200 | |||
| 5º período | |||||
| Geografia da Indústria e do Comércio | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Organização do Espaço Mundial | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Dinâmica Fisiográfica do Espaço Brasileiro | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Formação do Território Brasileiro | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 8(2-6) | 120 | Ter cursado 1.200 horas de disciplinas | I | |
| Total | 24 | 360 | |||
| Total Acumulado | 104 | 1560 | |||
| 6º período | |||||
| Brasil - Centro-Sul | 4(2-2) | 60 | GEO331 | II | |
| Metodologia para Pesquisa em Ensino de Geografia | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 8(2-6) | 120 | GEO473 | II | |
| Total | 16 | 240 | |||
| Total Acumulado | 120 | 1800 | |||
| 7º período | |||||
| Didática | 4(4-0) | 60 | EDU117 | I e II | |
| Brasil - Amazônia e Nordeste | 4(2-2) | 60 | GEO331 | I | |
| Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 8(2-6) | 120 | GEO472 e GEO474 | I | |
| Prática de Pesquisa em Ensino de Geografia | 8(2-6) | 120 | GEO472 ou EDU155 | I | |
| Total | 24 | 360 | |||
| Total Acumulado | 144 | 2160 | |||
| 8º período | |||||
| Prática de Ensino de Geografia | 8(2-6) | 120 | (GEO472 e GEO473 e GEO476*) ou (EDU155 e (GEO471* ou GEO483*)) | II | |
| Análise da Prática Pedagógica e Estágio | 11(2-9) | 165 | GEO473 e GEO475 | II | |
| Atividades Complementares | 0(0-14) | 210 | I e II | ||
| LIBRAS Língua Brasileira de Sinais | 3(1-2) | 45 | I e II | ||
| Total | 22 | 540 | |||
| Total Acumulado | 166 | 2700 | |||
| Disciplinas Optativas | |||||
| Desenho Técnico | 3(1-2) | 45 | I e II | ||
| Teoria do Planejamento Urbano | 4(4-0) | 60 | I | ||
| SIG Aplicado ao Planejamento Urbano | 4(0-4) | 60 | I | ||
| Planejamento Urbano Regional | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Teoria e Processos do Planejamento Urbano | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Ecologia Básica | 3(3-0) | 45 | I e II | ||
| Impactos Biológicos da Poluição Ambiental | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Fundamentos de Ciências Sociais | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Teoria Política | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Transportes | 3(3-0) | 45 | (EST103 ou EST106) e (EAM311 ou EAM301) | I e II | |
| Gerenciamento de Resíduos Sólidos Urbanos | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Saneamento Básico | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Transportes Urbanos | 2(2-0) | 30 | CIV313 ou ARQ432 | II | |
| Comunicação e Experiência | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Comunicação e Política | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Cinema | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Instituições de Direito | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Legislação Ambiental I | 2(2-0) | 30 | DIR130 ou DIR379* | I e II | |
| Legislação Ambiental II | 2(2-0) | 30 | DIR130 ou DIR379* | I e II | |
| Topografia Básica | 4(2-2) | 60 | ARQ100 ou ARQ201 ou ARQ204* ou ARQ142 | I e II | |
| Geoprocessamento | 4(2-2) | 60 | EAM330 ou EAM431 | I | |
| Sistema de Informação Geográfica | 4(0-4) | 60 | I e II | ||
| Introdução à Economia | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Economia Brasileira | 4(4-0) | 60 | ECO270 ou ECO260 | I | |
| Filosofia da Ciência | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Educação e Realidade Brasileira | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Legislação da Educação Básica II | 4(4-0) | 60 | EDU143 ou EDU144 | II | |
| Movimentos Sociais e Educação | 5(4-1) | 75 | I | ||
| Infância e Adolescência no Brasil | 4(4-0) | 60 | II | ||
| História da Educação Brasileira | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Políticas de Formação Continuada de Professores/as | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Economia e Educação | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Educação e Pesquisa: contribuições do materialismo | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Estudos do Cotidiano Escolar | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Estudos Culturais e Educação: docência e cinema | 4(4-0) | 60 | EDU155 ou EDU150 | II | |
| Corpo, Gênero, Sexualidade e Educação | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Políticas para a Educação Superior | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Financiamento da Educação Básica | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Metodologias Investigativas na Formação de | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Mundialização e Reformas Educacionais | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Educação de nível médio no Brasil: | 4(4-0) | 60 | I | ||
| EJA e Diversidade | 4(3-1) | 60 | II | ||
| Fotointerpretação e Sensoriamento Remoto | 4(2-2) | 60 | (EAM330 e SOL330) ou SOL215 | II | |
| Educação e Interpretação Ambiental | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Manejo de Bacias Hidrográficas | 4(2-2) | 60 | ENG210 ou GEO120 ou ENG213 ou ENG321 | I e II | |
| Gestão Ambiental | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Avaliação de Impactos Ambientais | 3(3-0) | 45 | I e II | ||
| Ecoturismo | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Economia Ambiental | 3(3-0) | 45 | I e II | ||
| Recursos Naturais e Manejo de Ecossistemas | 4(2-2) | 60 | ENG210 ou GEO120 ou ENG212 ou ENG213 ou ENG321 | I | |
| Unidades de Conservação | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Economia Rural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Sociologia do Trabalho | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Relações Internacionais | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Desenvolvimento Socioeconômico | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Sociologia Rural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Extensão Rural | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Elementos de Estatística | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Sociedade e Natureza | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Teoria da Região | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Geografia e Clima Urbano | 4(2-2) | 60 | GEO120 | II | |
| Geografia da Circulação, do Trabalho e da Energia | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Gênese e Formação do Espaço Urbano no Brasil | 4(4-0) | 60 | GEO230 | I | |
| Espaço Geográfico do Turismo | 4(2-2) | 60 | II | ||
| Ecologia Política e Produção do Espaço | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Tópicos Especiais em Ensino de Geografia | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Geografia das Águas | 4(4-0) | 60 | GEO120 e GEO250 | II | |
| Tópicos Temáticos em Geografia Física | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Geomorfologia Tropical | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Geografia Cultural | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Tópicos Especiais em Geografia Humana | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Geografia de Minas Gerais | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Geografia da América Latina | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Geografia e Meio Ambiente | 4(2-2) | 60 | I | ||
| Formação do Mundo Contemporâneo | 4(4-0) | 60 | I | ||
| História do Brasil I | 4(4-0) | 60 | I | ||
| História do Brasil II | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Formação Histórica do Brasil | 4(4-0) | 60 | I e II | ||
| Temas em História de Minas Gerais | 4(4-0) | 60 | II | ||
| História do Brasil III | 4(4-0) | 60 | I | ||
| História do Brasil IV | 4(4-0) | 60 | II | ||
| Introdução à Informática | 4(2-2) | 60 | I e II | ||
| Inglês I | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Inglês II | 4(4-0) | 60 | LET215 | II | |
| Epidemiologia e Saúde Ambiental | 3(3-0) | 45 | I | ||
| Tópicos Especiais em Políticas de Saúde e | 4(4-0) | 60 | I | ||
| Constituição, Propriedades e Classificação de | 5(3-2) | 75 | SOL215 ou SOL220 | I e II | |
| Atividade Agrícola e Meio Ambiente | 4(2-2) | 60 | SOL215 ou SOL220 | I | |
| Fertilidade do Solo | 4(4-0) | 60 | SOL215 ou SOL250 | I e II | |